PoD: conheça nosso modelo de negócio

Você já ouviu falar sobre PoD (print on demand)? Se ainda não, então se prepare, pois, ao que tudo indica, a tendência é termos cada vez mais contato com esse tipo de negócio. Hoje, com as tecnologias avançadas das gráficas, o custo benefício e a possibilidade de maior controle, a impressão sob demanda vem crescendo cada vez mais. Aí você pergunta: mas Tulipa, como funciona esse processo na prática? Vem que a gente te explica!

Tradicionalmente, na hora de comprar um livro, as pessoas se dirigiam às lojas físicas especializadas, certo? Mas tem todo um caminho que as obras percorriam até chegar às livrarias. Primeiro, era necessário que a editora pedisse quantidades de exemplares o suficiente para atender à demanda das lojas. Esse processo exigia a impressão de tiragens altas, que eram custosas demais, ocupavam espaços e, se não fossem vendidas, trariam prejuízos. Além disso, era uma cadeia cara para pequenas editoras, como nós.

Com os avanços da tecnologia e as gráficas cada vez mais modernas, o modelo PoD apareceu no mercado como uma mudança muito bem-vinda. Graças à ele, os livros passaram a ser impressos sob demanda, de acordo com as vendas, e as editoras não mais precisam pedir tiragens altas. Além disso, a modernização também possibilitou às gráficas oferecerem seus serviços por preços mais em conta. E vamos combinar? Foi o casamento perfeito com a ascensão do e-commerce! Com todas as opções de sites e marketplaces que temos por aí, uma editora pode vender tanto de sua própria loja, quanto por outras plataformas, e enviar para qualquer lugar do mundo!

Por que a Tulipa optou por PoD?

Primeiramente pela facilidade de gerenciamento. Trabalhamos com uma plataforma muito legal, que tem um grupo de gráficas extremamente competentes e que fazem impressões PoD com excelente qualidade (sim, a gente pede livros de teste antes e ficamos em cima deles nesse quesito). O segundo motivo foi que, com a economia nas impressões, conseguimos remunerar melhor os nossos autores. Não precisamos desembolsar valores exorbitantes de antemão, mantendo um equilíbrio entre o que é vendido e o lucro, dividindo de forma justa com quem realmente trouxe ao mundo as nossas histórias. E também pela questão ambiental: imprimindo somente o que vendemos, evitamos o desperdício de papel. #VaiPlaneta🌱

Por ser um processo diferenciado, os livros tem um tempo um pouquinho maior de produção. Depois da confirmação do pagamento, o pedido é enviado pra gráfica, que tem até 10 dias úteis para finalizar as impressões, independente da quantidade de exemplares. A encomenda é remetida à sede da Tulipa, para conferirmos tudo direitinho e, na quarta feira, despachado para o endereço final, que é o da sua casa.

Todo esse processo é monitorado por nós e pela plataforma, para garantirmos que os seus pedidos cheguem perfeitos e com aquele cheirinho delicioso de livro novo. 🌷

Super beijo,

Tulipa Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.