Primeira fanfic de Shawn Mendes no mundo, livro de autora brasileira aguça curiosidade de fãs

Lançamento da Tulipa Editora, “Perfeitamente Errada” de Mariana Pereira traz personagem inspirado no cantor canadense

Com certeza você já ouviu falar de Shawn Mendes. Aos 23 anos, o cantor canadense já tem um carreira consolidada e reúne os pilares para arrasar os corações dos milhões de fãs em todo o mundo: lindo, carismático e, acima de tudo, talentoso. 

Seu sucesso meteórico inspirou “Perfeitamente Errada”, lançamento da Tulipa Editora e primeira fanfic de Shawn Mendes no mundo que é adaptada e publicada como livro. A autora é Mariana Pereira, jornalista que começou a escrever aos 14 anos de idade e já tem três livros publicados. 

Apesar de se considerar uma fã de Shawn, Mariana conta que não foi especificamente o cantor canadense que originou o livro. “Numa conversa sobre música com uma amiga, comentei sobre ele e ela falou ‘ele é tão novo, mas acho ele uma graça’. A história surgiu daí, de um comentário despretensioso mesmo. Eu achei curioso, na época, que ele chamasse a atenção de pessoas 10 anos mais velha do que ele, mesmo cantando músicas fofas e adolescentes”, explicou a autora, que reparou que a base de fãs do cantor era bem diversificada e mergulhou em meses de pesquisas sobre a vida e carreira de Shawn. 

A partir daí, Mariana criou Elena Vaughan, protagonista de “Perfeitamente Errada”. Na sinopse, a personagem é um conhecido nome no marketing musical e integrante do alto escalão de uma gravadora. Responsável por transformar artistas em astros, ela ganha a missão de alavancar a turnê mundial de Sam Martin, novo pupilo do mundo da música. Mas, como nem tudo é fácil para Elena, o cantor canadense começa a demonstrar interesse romântico por ela. 

Autora espera que fãs de Shawn Mendes se identifiquem com livro

Como uma leitora assídua e fanfiqueira nata, Mariana conhece bem o universo da “fanfiction”, mas nem por isso foi simples construir os personagens. 

“Sou muito detalhista, então queria que a história tivesse uma linha do tempo compatível com o que eu estava acontecendo na época. Foram muitas semanas de pesquisas e segui a agenda dele à risca. Foi um trabalho minucioso, de aprender o máximo possível sobre ele”, conta Mariana, que espera que os fãs se identifiquem com a história. “É isso que faz ‘Perfeitamente Errada’ ser especial: a possibilidade do fã de ficar ‘mais perto’ e ‘fazer parte’ daquele capítulo da vida do artista, mesmo que na ficção”.

Mas a autora reitera que, embora o personagem de “Perfeitamente Errada” traga muitas características de Shawn Mendes, ainda assim se trata de uma outra pessoa. “O cantor que eu relato não é o cantor original, é uma representação que eu fiz com base no que ele apresenta de si mesmo ao mundo”. 

Fanfics são tendência no mercado editorial

A curiosidade que qualquer fã de Shawn Mendes tem para conhecer o universo apresentado em “Perfeitamente Errada” pode explicar o sucesso das fanfics, um gênero que está em plena ascensão no mercado editorial. 

Para quem ainda não está familiarizado, a palavra fanfic é uma abreviação de “fanfiction”. Traduzindo ao pé da letra, significa “ficção de fã”, contos inspirados em produções e personagens já existentes. Além da música, filmes, séries e até mesmo livros podem inspirar fanfics. 

Fernanda Segantini, co-fundadora da Tulipa Editora, lembra que grandes sucessos literários recentes são do gênero. “Acho que o mercado editorial está bem aberto e receptivo para histórias adaptadas de fanfics e o gênero está sendo cada vez mais respeitado”, afirmou a editora, que também acredita que o estilo é um caminho para aumentar o interesse da nova geração pela literatura. 

“Já vi vários relatos que não tinham lido nenhum livro e começaram a ler fanfics por se interessarem pelo artista que estava na história. Às vezes só tem o nome da pessoa no livro, porque o autor cria uma personalidade totalmente nova, mas só de ‘enxergar a imagem’ já aguça a curiosidade do leitor”, explica Fernanda.

Além do incentivo à disseminação do gênero das fanfics, a Tulipa Editora também tem como missão abrir espaço para autores nacionais. “Temos dois e-books colaborativos e beneficentes: O ‘Contos de Natal’ e ‘O amor conta’, ambos foram desafios muito legais de realizar e já ganhamos até escritores que conhecemos pelo projeto. Temos planos de fazer outros, com certeza, mas ainda não temos os temas definidos”, finalizou Fernanda. Quem sabe não vêm mais fanfics por aí?

Onde encontrar?

“Perfeitamente Errada” já está à venda na loja oficial da Tulipa Editora por R$ 39,90. 

Acesse: https://loja.tulipaeditora.com.br/produtos/perfeitamente-errada/ 

Sobre a Tulipa Editora

A Tulipa Editora chegou ao mercado em julho de 2020, com o compromisso de revolucionar o mundo incrível da literatura nacional. Fundada por Fernanda Segantini e Mariana Pereira, duas mulheres apaixonadas por livros, a editora surgiu da vontade de abrir portas a autores brasileiros, que têm histórias incríveis para compartilhar com o mundo.

Tulipa Editora