Personagens apaixonantes e porque precisamos deles

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer “eu queria ser como aquelas personagens”, ou “fiz tal coisa inspirada naquela personagem”, e até mesmo “nossa, aquela personagem era chata demais, acabei por desisti do livro”? Somente essas duas perguntas já mostram o quão importante essas criaturas são e como devemos ter cuidado na hora de desenvolvê-las.

Quando lemos um livro, vamos parar diretamente em um mundo criado pela pessoa que escreve, com personagens que nos cativam, emocionam e nos fazem torcer por eles. Mas o que faz com que eles sejam memoráveis e bem-sucedidos dentro de uma narrativa? A resposta é bem fácil: é a sua construção e desenvolvimento.

Como criar personagens apaixonantes

Desenvolver protagonistas que saibam conduzir uma narrativa pode ser um processo desafiador. O primeiro passo é entender quem são os seus personagens, suas motivações, medos, sonhos e traumas. Busque inspirações, crie mood boards em sites como o Pinterest e escreva cada detalhe sobre eles.

Em seguida, é importante criar uma história consistente para os personagens que os torne críveis e interessantes. Construir um arco narrativo que se encaixe com cada um e que seja relevante para a história, ajudará os seus leitores a se identificarem com o que está acontecendo naquele momento.

Quando fazemos esse passo a passo e dedicamos tempo para conhecer nossos protagonistas, conseguimos criar personagens complexos e interessantes.

Fictícios ou não, eles são reais

É muito importante que você não se esqueça de tratar seus personagens como pessoas reais, mesmo que eles existam apenas na sua cabeça. Quando são rasos e sem profundidade, eles podem fazer com que os leitores percam o interesse pela história, tornando-a tediosa e previsível. Por isso, precisamos fugir de personagens que não tenham motivações claras ou ações que não fazem sentido dentro da narrativa, pois não geram identificação e engajamento.

Evite ao máximo personagens estereotipados (a menina mais bonita da escola é malvada), perfeitos e que não evoluam ao longo da história. Além disso, preste muita atenção aos personagens secundários. Eles são tão importantes quanto os protagonistas e devem ter um bom desenvolvimento ao longo da trama.

Para aqueles que estejam com dificuldades para desenvolver suas histórias e não sabem como criar bons enredos, nós estamos aqui! A Escrita Guiada é uma mentoria que pode ajudar a superar esses desafios. Com o acompanhamento de profissionais experientes, a pessoa que escreve recebe orientações e feedbacks para aprimorar seus personagens e sua narrativa, garantindo assim uma história envolvente e bem-sucedida.

Entre em contato com a gente! Nós vamos amar te ajudar a apresentar ao mundo os personagens incríveis que você criou!

Tulipa Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *