Como planejar uma história envolvente e evitar bloqueios criativos

Ei, me conte uma coisa: quantas vezes você se dedicou a planejar uma história antes de começar a escrevê-la? Embora pareça um “passo comum”, organizar o caminho que queremos seguir com uma trama nem sempre está entre as prioridades da pessoa que escreve.

Colocar as ideias em ordem que o enredo seja coeso e envolvente. Além disso, colabora para evitar bloqueios criativos e inconsistências, auxiliando quem escreve a manter uma direção clara. Com um roteiro bem definido, ganhamos tempo para explorar os detalhes dos personagens, criando uma história rica e que ganhará o corações literários do início ao fim. Sabe aquele livro que tem todas as datas certinhas e a leitura bem fluida? Pode apostar que teve muito planejamento naquele texto.

E como aqui na Tulipa Editora a gente ama fazer listas e dar dicas, trouxemos alguns pontos para dar aquela forcinha na hora de planejar uma história.

5 dicas de ouro para você planejar uma história

  • Comece com uma ideia principal e crie um esboço: antes de começar a planejar, precisamos de uma ideia clara do que queremos para a nossa história. Pode ser um tema, um conflito, ou até um personagem que surgiu em sua mente de forma despretensiosa. Anote tudo e comece a pensar em como essa situação se desenrolaria. Quem estaria nela? Onde seria? Em qual época? Deixe sua mente viajar nesse planejamento.
  • Desenvolva seus personagens: se tem algo na Tulipa que nós amamos, é desenvolver personagens. Por aqui, fazemos até mapa astral, para entender um pouquinho dos sentimentos e das reações desses seres mágicos. Não se esqueça que eles precisam se relacionar com a ideia principal do seu livro, por isso, considere suas motivações, desejos, trejeitos, costumes e conflitos.
  • Faça pesquisas: nossa tecla favorita e que nunca vamos parar de bater. Pesquisar é mais do que essencial, é obrigação de quem escreve, principalmente para quem não está construindo seu próprio mundo. Isso inclui detalhes como a época em que a história é ambientada, a geografia e as profissões dos personagens. Vale até usar o Google Street View para dar uma “voltinha” no lugar onde sua história se passa!
  • Escreva uma sinopse: pode parecer estranho no começo, mas criar uma sinopse ajuda a manter o foco na história e a identificar qualquer problema que possa surgir. Vale a pena tentar, viu?
  • Quebre a história em parte e escreva um final satisfatório: enquanto planeja sua história, aproveite para organizar os capítulos, incluindo o que você espera e quer em cada um. Por fim, certifique-se de ter um final satisfatório que resolva o conflito central e forneça uma conclusão boa para os personagens e os leitores.

Mas Tuli, é só isso?

Planejar uma história, além de todos os benefícios que citamos, faz com que o seu processo de escrita seja mais leve e prazeroso. Afinal, embora seja um momento emocionante, a criação do seu livro também pode ser desafiadora e até frustrante. Ter um planejamento faz com que você aproveite mais cada passo dessa aventura, então use e abuse dessa ferramenta.

E se tiver dúvidas ou dificuldades, entre em contato com a gente. Assim conseguimos te auxiliar da melhor forma possível!

Tulipa Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *