Tulipa Editora lança selo para público infantil e primeiro lançamento já rompe paradigmas

Com “O que vão pensar de mim?”,  Tulipinha  inicia sua jornada no mercado de  livros nacionais infantil

Com “O que vão pensar de mim?”, Tulipinha Editora inicia sua jornada no mercado de livros nacionais infantis e lançamento já rompe paradigmas

Desde julho de 2020 no mercado, a Tulipa Editora já lançou seis histórias e, agora, dá um novo passo em sua trajetória de fomento à leitura. A partir de setembro, os pequenos também poderão mergulhar no apaixonante universo da leitura por meio do selo “Tulipinha”.

A novidade já chega com um lançamento especial:  “O que vão pensar de mim?”, de Kitty Yoshioka. De acordo com Fernanda Segantini – editora e co-fundadora da Tulipinha, ao lado de Mariana Pereira – a obra apareceu na hora certa e ajudou na concretização desse desejo das jornalistas, que é abrir portas para os autores brasileiros também no segmento infantil.

“O que vão pensar de mim?” reflete sobre inseguranças comuns na infância

Mia é a personagem que inspira “O que vão pensar de mim?”, lançamento do selo “Tulipinha” da Tulipa Editora. Ela é uma menina espoleta e valente, que se vê diante de um dilema ao precisar escolher a fantasia ideal para uma festa na escola.

Afinal, médica, bruxa, bailarina ou jogadora de futebol? Qual a melhor decisão? Essas e outras questões acompanham o dia a dia da garota que se vê em conflito com situações comuns no cotidiano de crianças, adolescentes e, até mesmo, adultos. Até que ponto vale a pena se preocupar com o que os outros irão pensar? Essa é apenas uma das reflexões que podem surgir durante a leitura. 

Direcionada para a faixa etária de 3 a 6 anos, a história traz um olhar interessante sobre como a insegurança também pode atingir crianças brincalhonas, decididas e extrovertidas, diferente do senso “comum” que direciona esse rótulo para os mais tímidos. Afinal, a infância é uma fase de descobertas e muitos desafios na socialização, independente da personalidade de quem as experimenta. 

O livro também abre espaço para uma discussão importante sobre o papel da família nessa fase, especialmente porque Mia encontra abertura para buscar esse apoio em casa, sem julgamentos, e o quanto isso é fundamental para o desenvolvimento infantil. 

Para abordar o tema, autora se inspira nas próprias inseguranças

Ao escrever sobre as questões que surgem na vida de Mia, Kitty Yoshioka se voltou às suas experiências e preocupações na fase que a personagem vive. “O processo de criação foi baseado nas minhas inseguranças, infantis e adultas, sobre como o mundo pode me ver e julgar por conta das roupas que visto e pela forma que me apresento”, comenta a autora.

Isso porque, segundo a autora – que também é quem assina as ilustrações do livro – , muito do que os pequenos sentem é resultado das expectativas que os adultos acabam colocando neles em relação a como devem se expressar, combinar os estilos ou, simplesmente, terem os mesmos gostos dos pais e familiares.

“A partir dessa análise, quis criar um cenário no qual a família faz o papel de apoio para a criança encontrar a melhor forma de se expressar pelas roupas”, reflete Kitty, que começou a carreira como arquiteta, depois se aventurou como designer mas sempre sonhou em trabalhar com desenho para criar mundos e histórias. 

“O que vão pensar de mim?” traz mensagem importante sobre empoderamento

Para Fernanda, co-fundadora da Tulipa Editora, o livro transmite uma potente mensagem: “Sabemos que nós, mulheres, vivemos em uma sociedade que faz com que tenhamos muitas inseguranças, seja com o nosso corpo, com as nossas roupas ou com o nosso comportamento. E, com a Mia, aprendemos que não importa a opinião dos outros. O que importa é estar feliz!”.

Diferentemente dos seis lançamentos anteriores da Tulipa Editora, “O que vão pensar de mim?” terá apenas sua versão física. Na visão de Fernanda e Mariana, a experiência de pegar os livros nas mãos é única e as crianças merecem vivenciar esse importante contato no início da sua jornada como leitores. 

E, no que diz respeito ao mercado literário infantil atual, as editoras acreditam que o maior desafio é a inclusão.  E isso também significa fazer com que essa criançada se sinta abraçada e parte de um mundo que pode ser extremamente “exclusivo”.

Ao mesmo tempo, elas também destacam outro ponto a ser superado: como usar a literatura como um instrumento de bons exemplos e de auxílio aos pais na difícil tarefa de educar um ser humano.

Sobre o futuro do selo “Tulipinha”, Fernanda adianta um spoiler para os escritores interessados em publicar tais materiais. “Temos muitos desejos de lançamentos para 2023. E, inclusive, logo começaremos a receber originais”, declara. Se você tem uma história que merece ser contada para os pequenos, a hora de tirá-la do campo da imaginação e colocá-la no papel é agora.

Onde encontrar?

“O que vão pensar de mim?” está à venda na loja oficial da Tulipa e nos marketplaces da editora

Sobre a Tulipinha Editora

A Tulipinha é o ramo infantil da Tulipa Editora, que chegou ao mercado em julho de 2020, com o compromisso de revolucionar o mundo incrível da literatura nacional. Fundada por Fernanda Segantini e Mariana Pereira, duas mulheres apaixonadas por livros, a editora surgiu da vontade de abrir portas a autores brasileiros, que têm histórias incríveis para compartilhar com o mundo.

Estamos nas redes sociais:  Instagram

Outras informações: contato@tulipaeditora.com.br

Tulipa Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *